Postado em 18/10/2018 | Compartilhar com


Cafés Especiais: Noite de premiação dos melhores cafés
Chega a tão esperada cerimônia de premiação e divulgação dos vencedores do 26º Concurso Qualidade Minasul de Café.


Na noite desta quinta-feira (18), conheceremos os campeões do título de melhor café especial da safra 2018/2019. Este ano, o número de amostras inscritas ultrapassou a marca dos 350, de três regiões produtoras mineiras, Sul de Minas, Mantiqueira e Matas.

 

Ao longo de quase três décadas de concurso, a Minasul auxilia na produção e no preparo desses cafés especiais, que vem apontando os melhores resultados para seus cooperados. A Cooperativa foi pioneira na realização de concurso de qualidade, numa época em que ainda pouco se falava nos especiais dentro do cenário cafeeiro.

 

Na oportunidade a Minasul apresentará sua nova marca, que acompanha um movimento pautado na constante evolução da Cooperativa e, ainda,  o selo AMAM – Associação das Mulheres do Agronegócio Minasul, que vem destacar o trabalho feminino no campo - só para se ter uma ideia da relevância deste selo, entre os lote inscritos para o 26º Concurso, 30% foram de mulheres, um recorde de participação.

 

A CONFIANÇA DOS PRODUTORES

 

De acordo com Francisco Lentini, do Departamento de Cafés Especiais da Minasul, a tarefa não foi nada fácil. “A nota de corte em torno de 86 pontos está na casa do índice máximo em excelência”. Para ele, fatores como clima, manejo e cuidado pós-colheita foram determinantes para se chegar a esse índice de qualidade.

 

Uma equipe composta de 20 pessoas, entre juízes, auxiliares e apoio, esteve à frente de todo o processo de análise e preparação das amostras. Afinal, dedicação é um diferencial a parte quando o assunto é encontrar os melhores cafés, vindos das mais diferentes regiões onde a Minasul se faz presente.

 

Francisco explica que, para cada amostra classificada, os produtores têm lotes com até 30 sacas reservadas, além da venda garantida, com ágio significativo no valor por saca.  Eles ainda têm a oportunidade, através dos escritórios comerciais da Minasul na Europa e Estados Unidos, de apresentar os seus cafés em outros países e encontrarem compradores diretos para esses lotes, ou até mesmo a produção inteira de suas colheitas. Um resultado que mobiliza o interesse dos produtores em se aprimorarem cada vez mais, buscando recursos e informações para melhorar a qualidade das suas safras.

 

Serviço:

Premiação: 18/10/2018

Leilão Virtual: 5 a 9/10

 

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.