Postado em 20/09/2018 | Compartilhar com


Minasul e Amecafé no encontro de mulheres produtoras de café
Encontro com mais de 300 mulheres envolvidas na produção de café para manhã de aprendizado e confraternização


Elas são boas no que fazem desde sempre, mas um incentivo sempre cai bem. E foi isso que as mulheres produtoras de café da região do Sul de Minas receberam em uma manhã interativa de aprendizado e confraternização. O encontro aconteceu na última sexta-feira (14), na Fazenda Capoeira, em Areado, tradicional ponto de encontro de mulheres cafeicultoras. A anfitriã, Marisa Contreras, recebeu mais de 300 mulheres envolvidas com a produção de café. Entre elas, 54 integrantes da Associação Amecafé Mantiqueira, grupo de produtoras de café associadas Minasul.

Para a diretora da Amecafé Mantiqueira, Simone Carneiro de Morais Souza, o encontro foi um presente. “A gente só tem a agradecer a oportunidade de nos reunir, trocar nossas histórias, experiências e partilhar esta coragem que nos move desde sempre, mas que também precisa de apoio, reconhecimento e incentivo para florescer. A mulher sempre cuidou dos cafezais e dos grãos, mas nos bastidores. O que buscamos oportunizar na nossa associação e em encontros assim é a valorização do trabalho feminino, desse cuidado que a mulher tem, sobretudo quando o assunto é a produção de cafés especiais. Queremos que todas sejam reconhecidas na medida dos seus esforços”, diz.

 AMECAFÉ

Simone ressalta que este também é o ano em que se realiza o 1º Concurso de Qualidade de Café produzido pelas mulheres, com o apoio da Minasul, e que deverá ser um marco para as produtoras. “Estamos em um momento muito bom, com a reafirmação do valor do trabalho feminino no campo. Temos muito a agradecer pelo apoio da Minasul, que sinaliza com esse reconhecimento as nossas iniciativas”, diz.

Maria Claudia Lucinda Porto, do Departamento de Relações Internacionais da Minasul, é outra entusiasta da causa, sempre apostando no potencial das mulheres para produzir cafés de excelência e se organizarem mais como uma categoria. “Cada ano que passa, o encontro na Fazenda Capoeira atrai mais mulheres de toda a cadeia do café. É um momento único para nos encontrarmos, trocarmos informações e nos fortalecermos. Além de muita alegria e conversa boa!”

O CONCURSO

Pode participar do Concurso Qualidade Minasul e Amecafé, todas as produtoras que tenha o produto com qualidade excelente (acima de 80 Pontos), que sejam cooperadas da Minasul e associadas Amecafé. As interessadas devem procurar mais informações e o cadastro de inscrição no site da Minasul, ou clicar (aqui). A fase classificatória será neste mês de setembro e a divulgação das vencedoras em outubro.

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.