Postado em 27/09/2017 | Compartilhar com


Minasul já está preparada para o e-Social
Sistema irá unificar informações dos colaboradores e começa a funcionar em janeiro de 2018


A partir de janeiro de 2018, todas as empresas brasileiras que tiveram faturamento superior a R$78 milhões em 2016,vão repassar as informações relativas aos seus colaboradores através de um sistema online, intitulado e-Social. Esse sistema irá unificar os dados, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

O projeto e-Social é uma ação conjunta da Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério do Trabalho e tem como objetivo simplificar a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas.

A Minasul, uma das maiores cooperativas de café do Sul de Minas, com 360 funcionários, incluindo estagiários, jovens aprendizes e diretores, já está preparada para utilizar o e-Social. De acordo com Raquel Martins, Coordenadora de Gestão de Pessoas da Cooperativa, “a Minasul já está preparada para informar com precisão sobre todas as obrigações trabalhistas. A última mudança que deve ser feita é a referente à data de pagamento dos colaboradores, para que todo o recolhimento de encargos seja realizado corretamente”.

Ainda de acordo com Martins, o e-Social irá trazer benefícios para as empresas e funcionários. “Para a empresa, praticidade no envio das informações, já que teremos apenas um canal para enviar todas as obrigações.Quando ocorre um acidente do trabalho, por exemplo,  o RH tem que informar em canais diferentes do governo, já com o e-Social, todas as informações serão enviadas através de arquivos eletrônicos para uma única base do governo. Para os funcionários, haverá a garantia de que as informações estão corretas e que a empresa está recolhendo, em dia, todos os direitos trabalhistas”.

            A Coordenadora de Gestão de Pessoas da Minasul também ressalta que o sistema é um instrumento que requer muita atenção dos empregadores e empregados, pois todas as informações devem ser fiéis. Os funcionários, por exemplo, precisarão informar qualquer alteração rapidamente, como o nascimento de um filho. “Hoje, o funcionário, na maioria das vezes, não informa com agilidade e, com o e-Social, ele terá que avisar o mais breve possível para que o bebê não perca seus direitos sociais”, explica Martins.

 

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.