Postado em 10/01/2019 | Compartilhar com
2018 foi ano de boa chuva e vendas no ritmo das precipitações. É o que contabiliza o time de Visitas a Campo da Minasul, tanto que a equipe ultrapassou as metas estabelecidas ainda em novembro. De acordo com o coordenador de Vendas Externas, Fabiano de Oliveira Bastos, o produtor anda mais precavido e tem antecipado as compras, com medo de faltar algo na última hora.
A chuva abundante faz crescer a plantação, mas o excesso de umidade também favorece o ataque de pragas e, entre uma estiagem e outra, a correria é grande com as pulverizações. “Dois dias é tempo demais para uma lavoura de soja à mercê de um ataque de pragas em função da umidade, por exemplo. Não dá para esperar”, diz. Por isso mesmo, a procura por defensivos também tem sido alta.
A antecipação das chuvas também agilizou o preparo das terras para o plantio, com o empenho muito maior dos maquinários, o que por sua vez exigiu peças, como pneu e os arados, além das que quebram e precisam de reposição. E como chuva também rima com adubação, o ano foi muito promissor nas vendas de fertilizantes. Tudo isso culminou com muitas plantações novas que demandaram carregamentos de sementes.
FATORES DECISIVOS
A soma de demandas nessas quatro vertentes (adubo, semente, defensivo e maquinário) foi a responsável direta pela superação de metas e por elevar o gráfico das vendas externas para patamares nunca antes obtidos pela equipe responsável pelas Visitas a Campo.
“Ainda não fechamos o total/ano, mas trabalhamos com uma perspectiva de chegar a até 75% do total de vendas. Se pensarmos que há três anos nossa contribuição era de apenas 40% das vendas da Minasul, o crescimento foi muito significativo. Nesse período, subimos para 50%, depois para 60% e agora esbarramos em um teto de 75%, o que nos deixa muito feliz”, diz Maurício Sério, Gestor Comercial da Minasul.
A estratégia do time de vendedores da Minasul para obter semelhante proeza foi a de ir a campo e não ficar esperando o produtor aparecer no Balcão de Atendimento da Cooperativa para manifestar o seu interesse por determinado produto. “Nós nos adiantamos. Visitamos as propriedades e fazemos um levantamento prévio das demandas dos produtores, identificamos aquilo que ele necessita primeiro e apresentamos nossos preços e propostas”, diz Fabiano.
ATENDER É IR AONDE O PRODUTOR ESTÁ
Para Fabiano, essa antecipação permite atendimento melhor, diagnóstico mais preciso do que o produtor de fato necessita, comodidade – já que o cooperado não precisa sair da propriedade, e planejamento das aquisições, de maneira a não deixar as compras para a última hora e enfrentar o desgaste dos atrasos na entrega de mercadorias. “Não estamos com problemas sérios, mas enfrentamos um ano de limitações na entrega de fertilizantes, por exemplo. Então, o melhor é fazer a hora do que esperar acontecer”, ressalta Fabiano.
Como produtor escaldado tem medo de chuva fria, as demandas para a famosa “safrinha” (que consiste no plantio de milho no momento da colheita da soja) já estão adiantadas. “Tem muito produtor providenciando semente de milho para a safrinha, assim como fertilizantes e defensivos”.
“Ao que tudo indica, como a chuva veio mais cedo este ano, também antecipou o plantio da soja na região. Com isso, a colheita ocorrerá um pouco antes do previsto, se comparado a anos anteriores. Isso, certamente, adiantará o plantio do milho da safrinha, abrindo um leque de demandas grandes para o cultivo”, diz Fabiano. Dessa forma, vendas esperadas para a safrinha, que seriam efetuadas em janeiro, já começaram a ocorrer ainda em novembro e turbinaram o mercado. “Nenhum produtor quer correr o risco de deixar para a última hora os implementos, sementes e fertilizantes que precisará, pois, além de gastar dinheiro, pode ter dor de cabeça por conta de atrasos na entrega. Então, todos estão se antecipando”, confirma Fabiano.
Carro-chefe nas vendas: Fertilizantes,
defensivos,
sementes,
maquinário e peças.
Equipe: 20 vendedores externos,
sete assistentes técnicos.
Total de cooperados visitados: |
338 |
333 |
381 |
364 |
306 |
405 |
421 |
465 |
371 |
517 |
3.901 |
|||||||||
Total de visitas do mês: |
488 |
478 |
542 |
598 |
466 |
608 |
690 |
745 |
586 |
861 |
6.062 |
|||||||||
Faturamento líquido Total: |
9.525.299,39 |
8.303.072,33 |
6.618.025,79 |
5.473.552,39 |
5.247.535,82 |
7.901.465,25 |
16.204.899,25 |
29.698.153,02 |
26.868.702,52 |
37.313.306,25 |
153.154.012 |
|||||||||
Ticket médio de vendas mensais/cooperado |
R$ 28.181,36 |
R$ 24.934,15 |
R$ 17.370,15 |
R$ 15.037,23 |
R$ 17.148,81 |
R$ 19.509,79 |
R$ 38.491,45 |
R$ 63.867,00 |
R$ 72.422,38 |
R$ 72.172,74 |
R$ 39.260,19 |
Representatividade de produtos em vendas a campo:
Fertilizantes |
55,7% |
Defensivos |
17,3% |
Utensílios |
2,0% |
Nutrição Animal |
1,9% |
Peças para Implementos |
2,0% |
Sementes |
3,2% |
Veterinário |
0,7% |
Peças Trator |
1,0% |
Lubrificante |
1,0% |
Panha |
0,8% |
Peças ROC/MS |
0,3% |
Ferramentas |
0,2% |
Motosserras / Roçadeira |
0,6% |
Implementos Agrícolas |
8,7% |
Motores e Bombas e Geradores |
0,1% |
Mahindra |
3,1% |
Café Perfetto Grano |
0,0% |
Foliares |
1,2% |