Departamento Técnico – MINASUL

O Departamento Técnico é composto por agrônomos focados na sustentabilidade social e ambiental das propriedades dos cooperados Minasul. Confira abaixo os serviços prestados pelo Departamento Técnico da Minasul:

01 – Diagnóstico e sugestões na administração da propriedade

É realizado normalmente nas primeiras visitas à propriedade. O objetivo principal é fazer o levantamento das principais características da fazenda, verificando as lavouras, benfeitorias, recursos humanos e financeiros. Esses dados são confrontados com indicadores médios da região e, por meio de comparações, é feito um relatório de sugestões para melhoria na gestão da propriedade.

02 – Mapeamento da propriedade

A cooperativa possui profissionais capacitados e equipamentos (GPS e Rural Sat) capazes de realizar todos os serviços de topografia, como mapas detalhadas das áreas de café, pastagens, APP e reserva legal de acordo com as exigências dos órgãos ambientais.

03 – Caracterização das lavouras de café

Por meio da caracterização das lavouras de café, pode-se verificar nomes, idade, variedade, mato, número de covas, espaçamento, área, produção e produtividade dos talhões e da propriedade. É utilizado como Laudo para CPR no Sicoob Credivar.

04 – Coleta de solo e interpretação dos dados

A correta análise do solo e sua interpretação podem reduzir o custo de produção da saca de café em mais de 20%, com a redução da adubação e o aumento da produtividade.

05 – Planejamento de adubação

É feito baseado na análise de solo, na produtividade média e nos parâmetros desenvolvidos pelos centros de pesquisas. Busca-se a fonte e a fórmula que mais atendem aos critérios do custo/benefício.

06 - Planejamento de poda e renovação

Tanto a poda quanto a renovação de lavouras devem ser feitas com planejamento. O tipo, a época da poda e os tratos culturais podem influenciar muito na produtividade e no custo de produção. Para a renovação de lavouras, deve-se considerar principalmente a produtividade atual, a facilidade de colheita e a idade da lavoura.

07 – Planejamento fitossanitário

Depois de realizado o diagnóstico da doença ou praga, os técnicos avaliam o nível de danos econômicos e a necessidade do uso de produtos químicos. Indicam-se produtos com o menor custo/benefício e eficiência comprovada.

08 – Previsão de safra

A previsão de safra é feita a partir das floradas, até o início da colheita. Seu uso atende diversos fins, entre eles o orçamento do custo de produção e Laudos para CPR. O Sicoob Credivar é nosso parceiro.

09 – Manejo e controle de mato

O correto controle do mato traz inúmeros benefícios ao café e ao meio ambiente, além de reduzir o custo de produção. Procura-se manter o mato roçado no período chuvoso e usar herbicida somente antes da arruação.

10 – Coleta de folha e interpretação dos dados

A análise foliar é uma ótima ferramenta para equilibrar a adubação de solo e folha, contribuindo para sua eficiência.

11 – Gestão financeira

O Departamento Técnico possui um programa para calcular o custo de produção do café para orçamentos. É um dado decisivo para o sucesso da atividade.

12 – Laudos técnicos

Fornecimento de laudos para Bancos e outros fins.

13 – Orientações ambientais e certificações

Os profissionais do Departamento Técnico estão sempre atualizados nas questões ambientais e das certificadoras, oferecendo aos produtores todo o suporte técnico necessário.

14 – Suporte técnico na compra e venda de produtos da loja

A escolha dos produtos a serem comprados pela loja passa sempre pelo Departamento Técnico, garantindo produtos eficientes de menor custo.

15 – Planejamento da colheita e preparo de café

São orientações no dimensionamento da mão de obra, estrutura de colheita, máquinas, equipamentos e na pós-colheita, contribuindo bastante para a boa qualidade do café.

16 – Suporte técnico à diretoria

Elo entre o cooperado e a diretoria, encaminha sugestões e críticas dos cooperados.

17 – Regulagem de Equipamentos

A correta regulagem de equipamentos, como pulverizadores, aplicadores de herbicidas e adubadeiras, aumenta a eficiência dos produtos e reduz o custo de produção.

18 – Capacitação de produtores e trabalhadores rurais quanto ao uso correto de defensivos, regulagens de equipamentos, uso de EPIS, descarte de embalagens, monitoramento de pragas e doenças.

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.