Preocupada com a produção de alimentos mais seguros e ambientalmente corretos, a Minasul montou parceria com o 4C – Código Comum da Comunidade Cafeeira, uma organização internacional que busca promover a sustentabilidade de todo o setor cafeeiro e que, a partir de abril 2016, se une ao Programa Café Sustentável (SCP) do IDH para formar a Plataforma Global do Café (Global Coffee Platform – GCP).

Essa parceria tem como principal objetivo, orientar e apoiar os produtores na melhoria de suas práticas agrícolas. É um instrumento de mercado que procura oferecer garantias a respeito da qualidade de um produto ou seu processo produtivo. A certificação qualifica o produtor, ajuda a melhorar a gestão, uma vez que exige mais organização, planejamento, otimização do uso de insumos, redução de custos, conservação ambiental e relacionamento com os trabalhadores da propriedade ou da Cooperativa.

A Minasul criou ações voltadas à inclusão social, preservação do meio ambiente e formação de cooperados, familiares, colaboradores, lideranças internas, e comunidade, e que demonstram o compromisso das cooperativas com os princípios internacionais que formam a base do sistema cooperativista em todo o mundo, em especial, o quinto e o sétimo princípio:

V – Educação, formação e informação – As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir, eficazmente para o desenvolvimento do grupo. Informam o público em geral, particularmente os jovens e os líderes de opinião, sobre a natureza e as vantagens da cooperação; VII – interesse pela comunidade – as cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades, através de políticas aprovadas pelos cooperados.

Hoje, no mundo, o cooperativismo é uma força que move economias, realiza sonhos, gera e distribui renda. Faz a vida melhor. Faz o mundo melhor. Na saúde, na agropecuária, no crédito, no transporte, na infraestrutura, no trabalho, na educação, na habitação, consumo, turismo e lazer e em tantas outras áreas, a ideia do cooperativismo reúne, agrega, impulsiona. A gente pode dizer com orgulho: as cooperativas fazem diferença. Ajudam a desenvolver o campo e a cidade. Mostram que, juntos, somos mais fortes. Juntos, a gente faz melhor.

Nesta proposta, trabalhamos noções de cooperativismo abordando diretamente valores e interdisciplinaridade na educação de estudantes da zona rural de Varginha.

O uso da interdisciplinaridade é uma forma de desenvolver esse trabalho integrando o conceito cooperativismo com várias áreas de conhecimento e o resultado pode ser apresentado na matemática, português, artes, etc na forma de desenho, redação, teatro e outras manifestações.

O Minasul Educa foi implantado na Escola Municipal Claudio Figueiredo Nogueira (Remanso) que tem 120 alunos de 1º ao 9º ano. São 8 escolas na zona rural de Varginha com um total de 566 alunos sendo que o Minasul Educa é extensivo a todos os estudantes.

"Você deve ser o exemplo da mudança que deseja ver no mundo”, Mahatma Gandhi."

Saiba mais clicando no baner abaixo

UNIDADES
  • VARGINHA
  • CAMBUQUIRA
  • CAPELINHA
  • CARMO DA CACHOEIRA
  • CONCEIÇÃO DO RIO VERDE
  • ELÓI MENDES
  • MONSENHOR PAULO
  • NEPOMUCENO
  • OLIVEIRA
  • TRÊS CORAÇÕES

© 2017 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.