Postado em 12/11/2018 | Compartilhar com


Cooperados Minasul fazem dobradinha em concurso da Coopercafem
O desafio de obter essas maravilhas tem sido encarado cada vez mais de frente e por mais produtores, confirmando a capacidade deles em produzir cafés melhores a cada ano


Os cooperados Minasul, Adelino Roberto Bernardes Semboloni e Maria José Vilela Rezende Bernardes, da Fazenda dos Tachos, em Varginha / MG, confirmaram a consistência do café de qualidade que produzem, conquistando, respectivamente, o primeiro e segundo colocados do 5º Concurso de Cafés Especiais da Cooperativa dos Produtores de Café Especial dos Martins, a Coopercafem, que teve o resultado divulgado na última sexta-feira (9).  Com nota de corte acima de 83 pontos e patamares beirando os 90 pontos, mais produtores despontaram no universo dos grãos especiais, produzidos com todo esmero pelos cafeicultores, e que irão encantar paladares exigentes mundo afora.

 

O desafio de obter essas maravilhas tem sido encarado cada vez mais de frente e por mais produtores, confirmando a capacidade deles em produzir cafés melhores a cada ano. “É um fazer constante, um aprimoramento diário nessa busca de aliar tecnologia e dedicação, pois nesse caso, uma não funciona sem a outra”, ensina Adelino. O café campeão produzido por ele bateu a casa dos 88,15 pontos. Para concorrer à altura, e chegar em segundo, só mesmo outro café tão bom quanto, ou seja, com pontuação de 86,7, produzido por Maria José, esposa de Adelino.

 

O sucesso mútuo foi comemorado em família, juntamente com outros vencedores do concurso, em noite de festa realizada no Clube dos Veteranos, no dia 9 de novembro, em Varginha.

 

Os dois concordam que o clima ajudou, mas o interesse em buscar por informações e aplicá-las também fez a diferença. “Nós somos interessados, gostamos de aprender e de conferir o resultado. Recebemos orientações muito importantes, que mudaram muitas coisas.  Os técnicos da Minasul têm tudo a ver com o que conquistamos”, diz Adelino.

 

Em terceiro lugar classificou-se o café do produtor Leonardo Toledo de Rezende, da Fazenda Laje, com 85,7. O café classificado em 4º lugar é do Sítio Mato da Onça, da produtora Renata Aparecida de Souza, que obteve 85,6. Já o 5º classificado foi o café da produtora Ronice Terezinha Bregalda Reguim, da Fazenda Santa Izabel, com 85,5, que teve um empate técnico com o quarto lugar.

 

A presença marcante das mulheres finalistas no concurso de qualidade confirma o percentual cada vez maior de produtoras dedicadas. Vale ressaltar que a grande maioria dos produtores de cafés associados da Coopercafem não possui funcionários, predominando o trabalho familiar na atividade.

 

De acordo com o Técnico de Certificação e Engenheiro Agrônomo da Coopercafem, Patrick Medi, o envolvimento dos produtores com o concurso vem aumentando a cada ano, assim como o interesse dos produtores por novas tecnologias. “É aquele negócio em que todos saem no lucro: o produtor, por aprender mais e ter mais domínio de tecnologias que pode empregar, e o mercado, que ganha um percentual de cafés cada vez melhores”, diz. Medi, que acompanha os 80 associados da Coopercafem durante todo o ano, percebe que cada vez mais há produtores interessados em ter cafés dignos de participação em concursos. “Digamos que há uma concorrência saudável no ar, que tem trazido orgulho e excelentes resultados para todos nós”, diz. A Coopercafem possui certificado Fair Trade Certified, voltado especificamente para cafés arábica do Sul de Minas.

 

Confira os dez classificados do 5º Concurso de Cafés Especiais da Coopercafem.

 

 

Colocação

Produtor

Propriedade

Nota

Características

1

Adelino Roberto Bernardes Semboloni

Fazenda dos Tachos

88,15

Aroma floral, acidez alta e cítrica, sabor floral com notas de frutas vermelhas, corpo denso e muito equilibrado

2

Maria José Vilela Rezende Bernardes

Fazenda dos Tachos

86,7

Acidez cítrica, sabor de caramelo com finalização limpa e doce

3

Leonardo Toledo de Rezende

Fazenda Laje

85,7

Café com acidez refinada, sabor de mel e caramelo, muito equilibrado

4

Renata Aparecida de Souza

Sítio Mato da Onça

85,6

Acidez cítrica, sabor muito limpo e doce com corpo cremoso e agradável

5

Ronice Terezinha Bregalda Reguim

Fazenda Santa Izabel

85,5

Café equilibrado e doce com sabor frutado e finalização muito limpa

6

Maria de Lourdes de Fátima Reghin

Sítio Cardoso

85,35

 

7

Aguinaldo Reghin

Mato da Onça

84,9

 

 

8

Rodrigo Reghin

Fazenda da Mata

84,85

 

9

Pedro Pio Fonseca

Fazenda Capão Campo

84,4

 

10

José Paulino da Silva Filho

Fazenda Mato da Onça

83,7

 

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.