Postado em 03/08/2023 | Compartilhar com


Café com Sustentabilidade:
Concurso Qualidade Minasul vai reconhecer fazendas sustentáveis com o Prêmio Legado do Ano


Café com Sustentabilidade: Concurso Qualidade Minasul vai reconhecer fazendas sustentáveis com o Prêmio Legado do Ano

 

A Minasul está promovendo o 31º Concurso Qualidade em Cafés Sustentáveis e, na oportunidade, anuncia o lançamento do Protocolo Minasul de Sustentabilidade junto a premiação dos melhores lotes deste ano. Sempre propondo novidades a Cooperativa se consolida como uma entidade que promove a qualidade em cafés já que em 1993 foi a pioneira no segmento a criar um Concurso deste nível e desde então, ininterruptamente, apresenta, os melhores cafés da safra para os mercados nacional e internacional.

Poderão participar do concurso, produtores Minasul, que depositem café em uma das Unidades da Cooperativa. As inscrições serão limitadas a duas amostras, sendo uma para a categoria café natural e outra para café cereja descascado/despolpado. No caso da categoria AMAM (Associação das Mulheres do Agronegócio Minasul), exclusivo para mulheres, será aceita uma única inscrição, podendo ser de processamento via seca ou via úmida. Estarão classificados para a fase final, os lotes que obtiverem notas superior a 84 pontos, considerado o ranking de 20 lotes para a categoria natural; 10 para a de cereja descascado/despolpado; e 10 para o AMAM.

Nesta disputa, os produtores com lotes inscritos poderão apresentar seus engajamentos em relação à sustentabilidade através de boas práticas ambientais, sociais e gestão. O resultado será reconhecido através do Prêmio Legado do Ano, a ser anunciado durante a cerimônia de encerramento. A homenagem marca, também, o lançamento do Protocolo Minasul de Sustentabilidade. “Nesta 31ª edição do Concurso Minasul, mais uma vez, a Minasul imprime seu conceito de pioneirismo e inovação, buscando reconhecer as propriedades dos seus cooperados que estão engajadas diretamente com a sustentabilidade. Tema este, que vêm sendo cada vez mais exigido pelos mercados nacional e internacional”, comentou o supervisor de ESG & sustentabilidade da Minasul, Frederico Caldeira.

Para o diretor comercial da Minasul, Guilherme Salgado, o Concurso é um momento de valorizar o trabalho de um ano todo. “Através do Concurso, conseguimos levar nossos ganhadores nas torrefações da Europa, Ásia e Estados Unidos para vender o café e ainda promover o Direct Trade – comércio direto”. Como no Concurso, o regulamento prevê participação com lotes de cinco a 10 sacas, a Minasul procura promover e valorizar a comercialização desse lote para que, posteriormente, essas poucas sacas sejam a porta de entrada para que esses compradores do mercado internacional possam vir ao Brasil e conhecer o trabalho lá na propriedade desses produtores. “Estes nossos clientes internacionais tem potencial de adquirir por um preço acima de valor de mercado, os lotes de 89/90 pontos, mas na oportunidade do direct trade, eles certamente vão adquirir também todos os outros lotes de pontuações mais baixas. Essa liquidez é o que o trabalho desenvolvido pelo departamento de cafés especiais e exportação da Minasul procura fazer constantemente. É a chance do produtor se lançar no mercado e levar o nome da fazenda até o consumidor final”, finalizou o diretor.

A lista com os 40 finalistas será divulgada através dos canais de comunicação da Minasul no dia 5 de outubro. Após o anúncio, nova amostra dos lotes inscritos no concurso será preparada para a fase final. Os campeões serão conhecidos no dia 26 de outubro, em cerimônia exclusiva para premiação dos cooperados finalistas.

O 31º Concurso Qualidade em Cafés Sustentáveis Minasul é uma realização da Minasul, através do departamento de cafés especiais da Cooperativa, com auditoria coordenada pelo CCCMG – Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais, com apoio institucional de Minasul Specialty Coffees e Minasul Sustentagro.

 

Protocolo Minasul de Sustentabilidade

A criação do Protocolo Minasul de Sustentabilidade visa gerar inúmeros impactos positivos dentro das propriedades dos seus Cooperados, proporcionando aos mesmos a possibilidade de implementar boas práticas ambientais, sociais e de gestão nas fazendas. Com isso, a Cooperativa entende que as áreas produtivas de seus cooperados estarão cada vez mais alinhadas com as necessidades exigidas pelo mercado.

Hoje, nossos Cooperados possuem uma área de conservação de suas propriedades em torno de 30%, sendo este número mais do que exigido por lei (Lei 12.651 de 25 de maio de 2012). Este número demonstra que a maioria dos nossos cooperados já possuem um entendimento sobre a necessidade de conservação ou de preservação ambiental em suas propriedades.

Mesmo assim, entendemos que existe espaço para ampliarmos as ações ou as boas práticas ambientais nas propriedades destes cooperados.

 

SERVIÇO:

31º Concurso Qualidade de Cafés Sustentáveis Minasul

Inscrições e entrega do lote até: 22 de setembro de 2023

Divulgação dos Finalistas: 5 de outubro de 2023

Resultado final: 26 de outubro de 2023

 Link para informações e inscrição:

https://www.minasul.com.br/pt/institucional/concursos

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.