O LEGACY é o protocolo de sustentabilidade da cooperativa Minasul, que foi criado com o objetivo de promover a sustentabilidade na cadeia produtiva do café na região de atuação da Minasul, ou seja, o Sul do Estado de Minas Gerais, uma região de clima tropical, topografia acidentada, caraterizada por pequenos produtores familiares em sua maioria, inseridos no bioma de Mata Atlântica, com muitas peculiaridades culturais, sociais e ambientais. Daí a necessidade da criação de um protocolo de sustentabilidade que atendesse aos requisitos internacionais, alinhados com os sistemas de certificação globais e também com a GCP (Plataforma Global do Café), e que ao mesmo tempo fosse customizado para atender às peculiaridades da produção, ambiente e contexto social do Sul de Minas.
Para elaborar a primeira versão do Legacy, a Minasul contou com a colaboração de uma consultoria especializada no tema, a Ecomatrix, com mais de 25 anos de experiência na construção e aplicação de protocolos de sustentabilidade. Os consultores então, seguiram os preceitos e recomendações da ISEAL Alliance (https://www.isealalliance.org) uma organização internacional que fornece informações e recomenda metodologia e estratégia para a definição de protocolos e padrões de sustentabilidade, que sejam confiáveis, transparentes, participativos e com isso, ganhem respeito e credibilidade entre suas partes interessadas e no mercado. Uma das recomendações mais importantes da ISEAL é que o processo de definição dos princípios, critérios e indicadores de um protocolo de sustentabilidade, sejam feitos de forma participativa, através de processos de consulta pública.
Desta forma, a consultoria Ecomatrix procedeu com o Legacy. Primeiramente foi elaborada uma ‘Matrix de Materialidade’, em que foram definidos os macrotemas prioritários para a Minasul e para suas ‘partes interessadas’, que não poderiam deixar de constar no Legacy. Posteriormente, foi conduzida uma consulta pública – restrita às partes interessadas mais prioritárias, e por fim a primeira versão dos padrões do Legacy foi elaborada e então revista pelo departamento de sustentabilidade da Minasul, e aprovada pela Diretoria.
A primeira versão do Legacy foi concluída e aprovada no ano de 2023 e é composta por 8 princípios e 25 critérios que orientam práticas sustentáveis na produção e processamento do café.
Revisão dos Padrões do Protocolo Legacy: A Diretoria e Conselho da Minasul estabeleceu um período de três anos para as revisões periódicas dos padrões do Legacy. Sendo assim, a primeira revisão está prevista para ocorrer ao final do ano de 2026. Uma das premissas é que esta deva ocorrer de forma abrangente e participativa, com a realização de Webinars, palestras e possivelmente workshops, para conscientização dos temas prioritários, e posteriormente uma ampla consulta pública, amparada novamente pela construção prévia de nova Matriz de Materialidade. Este processo é trabalhoso, custoso e demorado, mas necessário para garantir que os padrões do Legacy reflitam ao mesmo tempo as peculiaridades socioambientais locais, e as necessidades de enfrentar temas sensíveis e importantes para o mundo e o mercado.
Convite para Participação em Consultas Públicas:
Para obter informações atualizadas sobre processos de revisão em andamento ou futuros, bem como oportunidades de participação em consultas públicas, assim como contribuir com o Legacy e a Minasul em questões relacionadas com sustentabilidade, a qualquer tempo, contate os seguintes canais de comunicação:
Telefone: (35) 99750-6118
Email: sustentabilidade@minasul.com.br
Redes Sociais: @minasulcooperativa (instagram)