Postado em 29/08/2017 | Compartilhar com


Cafés Especiais Minasul: foi dada a largada para a seleção dos melhores cafés de Minas Gerais
As inscrições para o 25º Concurso Qualidade Minasul de Café poderão ser feitas também via internet


“Garimpamos, rastreamos e conduzimos os melhores cafés especiais do Brasil ao Mundo”, é com este tema que a Minasul lança, nesta segunda-feira (28), a 25ª edição do Concurso Qualidade Minasul de Café. As inscrições podem ser feitas no departamento de cafés especiais e diferenciados da Minasul ou via internet. Para isso, basta acessar o Regulamento do Concurso e fazer o download da ficha de inscrição na categoria Natural e Cereja Descascado disponíveis no minasul.com.br. Outro ponto importante a ser destacado, é com relação ao questionário que deverá ser enviado anexo à ficha de inscrição, sendo pré-requisito para participação no certame. 

A edição anterior do Concurso contou com a participação de mais de 200 lotes, batendo recorde de inscrição sendo que os vencedores alcançaram o montante de R$ 550.902,21. Os organizadores esperam, neste ano, cerca de 300 amostras na fase da pré-seleção.
“O produtor vem se preocupando cada vez mais com qualidade do seu produto e, por outro lado, o mercado está mais exigente, fazendo com que o cafeicultor acredite que os cafés especiais estão deixando de ser uma tendência e passando a ser uma necessidade. Sendo assim, nossa expectativa é de bater mais um recorde de inscrições neste concurso, pois a cada safra, aumentamos nosso volume de cafés identificados como especiais, consequentemente, melhorando a qualidade e diversificando o portfólio de sabores, atendendo a diferentes tipos de clientes”, comentou Francisco Lentini, supervisor do departamento de cafés especiais e diferenciados da Minasul, e juiz principal deste Concurso.
Cada produtor pode concorrer com uma amostra de café natural e uma de café cereja descascado/despolpado da safra 2017/2018, correspondentes aos lotes depositados nos armazéns da Minasul. As amostras serão preparadas pelo Departamento de Cafés Especiais e Diferenciados, a partir dos lotes indicados pelos cooperados. Os cafés participantes serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por Q-Graders, e analisados de acordo com o protocolo da SCAA – Specialty Coffee Association of America, a Associação Americana de Cafés Especiais. Os especialistas irão considerar aspectos como aroma/fragrância, sabor, corpo, acidez e after taste (sabor residual). A nota de corte será de, no mínimo, 84 pontos, e serão selecionados para a grande final 20 finalistas para a categoria café natural e dez finalistas para a cereja descascado/despolpado sendo que os vencedores terão seus nomes divulgados no dia 19 de outubro de 2017. O comprador dos cafés premiados será a Nucoffee Syngenta – Nutrade Comércio Exportação Ltda, que disponibilizará os lotes selecionados em leilão virtual.

Realização
A 25º Edição do Concurso Qualidade Minasul de Café é uma realização da Minasul com apoio da Nucoffee Syngenta e órgãos ligados ao Conselho Municipal de Café.
Desde 1993 a Minasul organiza o Concurso de Qualidade Minasul de Café, com o objetivo de promover a qualidade do café de seus cooperados junto aos mercados nacional e internacional. Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Cafés Especiais e Diferenciados, através do telefone (35) 3219-6939.


Serviço:
Inscrições lotes: até 22 de setembro de 2017
Divulgação pré-seleção: 6 de outubro de 2017
Divulgação vencedores: 19 de outubro de 2017

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.