Postado em 17/12/2021 | Compartilhar com


CNC reinaugura escritório de representação em São Paulo em evento marcante
.


O Conselho Nacional do Café (CNC) realizou nesta quinta-feira, 16/12, a reinauguração do seu escritório de representação na cidade de São Paulo. As salas, situadas no prédio da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Paulo (SFA-SP), sempre foram referência na cafeicultura brasileira. O ambiente foi cenário de importantes reuniões e decisões do mundo do café.

Em 2021, o escritório passou por uma reforma e reestruturação para melhor atender as cooperativas, produtores, parlamentares, autoridades, indústrias e o mercado consumidor, e assim, reativar este espaço e relembrar a história do Conselho Nacional do Café. Além deste escritório de representação em São Paulo, que é o centro empresarial do Brasil, o CNC tem sua sede em Brasília, na Capital Federal, que é o centro das decisões governamentais.

O evento contou com a presença em peso de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a exemplo do Secretário-Executivo, Marcos Montes, da Superintendente Federal de Agricultura de São Paulo, Andrea Figueiredo Procópio de Moura, do Secretário de Política Agrícola (SFA), Guilherme Sória Bastos Filho, do Diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento, Sílvio Farnese, e do Diretor Executivo de Política Agrícola e Informações da Conab, Sérgio De Zen e da Coordenadora Geral do Café, Janaína Macedo Freitas. Do Ministério da Economia esteve presente o Subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente, Rogério Boueri Miranda.

Marcos Montes, representante da Ministra de Agricultura, Tereza Cristina, foi homenageado e destacou a importância da revitalização do espaço para a cafeicultura brasileira. “Essa reinauguração traz a nós todos a história da memória do café. Acho que qualquer evento ligado ao café – e esse é momento importante que o CNC nos proporciona – faz-nos relembrar dos pioneiros do café e faz também voltarmos nossos olhos para os cafeicultores de hoje”.

Andrea Moura, Superintendente da Agricultura em São Paulo, também foi homenageada pelo CNC. A sala de representação do conselho fica no prédio que abriga hoje a SFA-SP, mas lembrou da história do imóvel. “Temos que lembrar que hoje o prédio que estamos utilizando era do extinto Instituto Brasileiro do Café, ou seja, dos cafeicultores brasileiros. Portanto, uma alegria receber essa reforma e o retorno das atividades aqui”.

Ao revitalizar o espaço o CNC confeccionou placas inaugurais que registram a participação de pessoas importantes para a cafeicultura nacional. Foram homenageadas autoridades e os membros do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC).

Galeria do ex-presidentes

Contando com a presença dos ex-presidentes da instituição, Manoel Vicente Fernandes Bertone, Osvaldo Henrique Paiva Ribeiro e Maurício Miarelli, o descerramento da placa da galeria foi marcada pela emoção, principalmente, por parte das famílias dos ex-gestores do conselho que já faleceram. Mulheres, filhos e até netos de ex-presidentes marcaram presença e se emocionaram com a lembrança.

O genro do primeiro presidente do CNC, Jovelino Carvalho Mineiro Filho, lembrou da atuação do seu sogro, Dr. Roberto Costa de Abreu Sodré, frente à instituição. “Eu vi o CNC nascer no escritório do meu querido sogro, Dr. Sodré, e eu estou muito feliz hoje aqui em ver essa homenagem que é um gesto muito carinhoso e digno por relembrar essa história. Obrigado CNC por ter sempre defendido a cafeicultura brasileira”.

A galeria inaugurada conta com a fotografia de todos os ex-presidentes: Roberto Costa de Abreu Sodré (1981 a 1985), José Carlos Jordão da Silva (1986), Jaime Nogueira Miranda (1986 a 1991), Murilo Carlos Paiva Carvalho (1991), Suelly Evandro Amarante (1991 a 1993), Manoel Vicente Fernandes Bertone (1993 a 1995), Gilson José Ximenes Abreu (1995 a 2001), Osvaldo Henrique Paiva Ribeiro (2001 a 2005), Maurício Miarelli (2005 a 2007), Gilson José Ximenes Abreu (2007 a 2011) e Silas Brasileiro (2011 até o momento).

Para o atual presidente do CNC, Silas Brasileiro, o evento mostrou a força do conselho. “Essa cerimônia mostra um pouco da grandeza do CNC. Ficamos honrados com a presença das autoridades brasileiras, dos representantes do setor privado, da indústria, do comércio, do sistema financeiro Sescoop, dos familiares dos ex-presidentes e, claro, das nossas associações e cooperativas que dão suporte para manutenção deste conselho. Estamos muito felizes por reativar esse espaço onde toda a história de luta pela cafeicultura começou”, finaliza.

https://cncafe.com.br/cnc-reinaugura-escritorio-de-representacao-em-sao-paulo-em-evento-marcante/

 

 

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2017 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.