Postado em 03/11/2020 | Compartilhar com


Complexo Operacional Minasul oferece mais praticidade aos cooperados
.


Desenvolvimento é sinônimo de evolução. Evoluir, por sua vez, é uma das metas da Minasul para, cada vez mais, levar o que há de melhor em produtos e serviços aos seus cooperados. Nos últimos quatro anos, a Minasul vem cumprindo esse objetivo com afinco e competência. Por isso mesmo, não é por acaso que a nossa Cooperativa hoje se encontra entre as maiores do setor agropecuário de Minas Gerais (confira matéria nas páginas 10 e 11).

 

Uma das referências do desenvolvimento crescente da Minasul é o Complexo Operacional, que deu início às suas atividades em abril deste ano, na cidade-sede da Cooperativa, em Varginha.  O espaço de 143 mil/m², com 45 mil/m² de área construída, já abarca a maior parte dos setores administrativos, comercial e técnico da Minasul. A loja foi a primeira a mudar para o novo local e, em seguida, a Concessionária Mahindra. Nesse período, aos poucos, os departamentos operacionais e administrativos foram se deslocando para o novo endereço. José Marcos Rafael Magalhães, presidente da Minasul, diz que “a ativação do Complexo materializa uma mudança de patamar da nossa Minasul. Nós temos agora condições de atendimento e expansão para os próximos 10 anos, com um aumento de área de 29 mil/m² para 142 mil/m². As instalações anteriores eram de 15 mil/m² de área construída e, agora, são 45 mil/m². Multiplicamos por três a área construída e a área disponível multiplicamos por cinco. É um grande crescimento”.

 

Guilherme Salgado, Diretor Comercial da Minasul, relata que o novo endereço traz muitos benefícios aos cooperados “Mais espaço, mais conforto, maior facilidade de estacionamento, o acesso para se chegar à Minasul ficou muito melhor. Dentro da logística, ficou mais fácil fazer a entrega do café. O cooperado agora tem muito mais facilidade para resolver suas demandas, pois tudo está concentrado nesse novo local. Lembrando, também, que já está em funcionamento o Posto de Atendimento do Sicoob-Credivar”.

 

“Um dado importantíssimo é a localização, com fácil acesso aos nossos cooperados e fornecedores. Inclusive incomodamos menos a nossa vizinhança, pois estamos próximos a avenidas largas, e isso facilita muito a chegada e a saída de pessoas, mercadorias e cafés. Também entendemos que a integração de todas as nossas unidades - administração e atuação - facilita muito nosso trabalho e simplifica processos. Como consequência, temos ganho de agilidade e redução de custos”, explica José Marcos.

 

Hoje, os setores Financeiro, Contábil, Faturamento, Central de Atendimento ao Cooperado (CAC), S.P.A. Saúde, Recursos Humanos, Marketing e Diretoria já estão em plena atividade no Complexo Operacional Minasul. Apenas o setor de café permanece no endereço da Vila Paiva, pois é necessário o encerramento da safra para que a mudança ocorra sem nenhum tipo de empecilho para colaboradores e cooperados.

 

“Em 2021, todo o Departamento de Café estará em funcionamento no Complexo. Classificação, mercado futuro, exportação, cafés especiais, ou seja, todo o atendimento no setor de café vai ser dentro do Complexo Operacional. Outra coisa importante é que o produtor agora pode entregar o seu café em nosso novo endereço, que proporciona maior facilidade de acesso e logística. Na sede antiga, caminhões e carretas tinham mais dificuldades”, explica Guilherme.

 

Maurício Sério, gerente comercial da Minasul, explica que “cerca de 25 mil m² foram destinados para a instalação da loja, com áreas de atendimento ao cooperado, depósito de distribuição e pátio de exposição de implementos agrícolas. A nova loja no Complexo promoveu uma otimização da mão de obra e dos maquinários tipo empilhadeiras, que transitam bem melhor. Com isso, nós conseguimos reduzir custos e otimizar equipamentos. Antes desse novo espaço, eram necessários três ou quatro cada pontos de retirada das mercadorias e, agora, a retirada é realizada em um só lugar. Isso melhora o atendimento aos cooperados, a logística de todo o processo e o controle de estoque, o que coloca a loja da Minasul em um patamar de igualdade às cooperativas de faturamento similar ao nosso, além de sermos a segunda maior em insumos, defensivos agrícolas e tratores”.

 

Maurício também comenta sobre a Concessionária Mahindra que ganhou uma área para chamar de sua. “Com melhor atendimento aos cooperados e melhor exposição dos tratores, a marca Mahindra está muito mais valorizada”.

 

Luiz Henrique Albinati, Diretor de Novos Negócios da Minasul, diz que o Complexo Operacional tem “uma infraestrutura compatível com o tamanho e a agilidade da Minasul. E, além de concentrar todas as atividades da Cooperativa, também está sendo implantada uma usina fotovoltaica, que irá suprir praticamente todas as necessidades de energia de todas as atuais unidades da Minasul, reduzindo custos e colaborando diretamente com a sustentabilidade ambiental”.

 

“Aproveitamos nessa área um talude, uma área que estava perdida, e estamos instalando uma Usina Solar com mais de 420 Kilowatts, reduzindo o nosso consumo de energia para praticamente zero e que atende a todos os armazéns.  Esse novo espaço também viabilizou a construção dessa Usina Fotovoltaica, uma das maiores usinas urbanas de MG, talvez do Brasil, em função da área que ela ocupa, de mais de 4 mil/m²”, acrescenta José Marcos.

 

O presidente da Minasul também aborda um detalhe importante: o Complexo Minasul não incomoda a vizinhança, “além de oferecer segurança e tranquilidade aos nossos antigos vizinhos, já que não há mais aquela movimentação em um local hoje totalmente residencial. Agora, os caminhões e carretas se movimentam em um local apropriado, próximo a avenidas larga e em uma área mais industrial. Além disso, com essa área maior, estamos atendendo de forma mais assertiva as questões de legislação ambiental e vigilância sanitária, já que tivemos condições de fazer os preparos adequados para o armazenamento e manuseio de produtos, como fertilizantes e defensivos”.

 

O Complexo Operacional Minasul tem a aprovação dos cooperados. José Pinto Ribeiro diz que as mudanças são muito positivas, pois elas precisam acompanhar o crescimento de nossa cooperativa. “Achei muito boa a mudança, pois o acesso é melhor e já não havia lugar para expansão. Teremos tudo num mesmo lugar e com fácil acesso. O principal é que fugiremos do centro da cidade, e nunca mais precisaremos mudar. Para o próximo ano, com a mudança da classificação e com a descarga dos caminhões no novo complexo, aí só ficam faltando alguns ajustes e melhoras futuras. Tenho conversado com os funcionários e todos estão achando melhor o novo espaço”, comenta.

 

Zeca, como é mais conhecido e cuja família é uma das fundadoras da Minasul, também acredita que o Complexo Operacional vai atender melhor os associados. “Nesse início, os cooperados podem estranhar um pouco, principalmente a turma da saída para a Vargem, mas depois verão que a mudança era necessária”, completa.

 

Os colaboradores também estão sendo beneficiados com o novo ambiente de trabalho. Além de uma área mais ampla e arejada, o local possui um espaço denominado Grêmio, com campo de futebol e churrasqueiras. “Tudo isso visa tanto o bem-estar dos cooperados quanto dos colaboradores. Enfim, todo esse investimento foi pensando em proporcionar melhor atendimento e bem-estar a todos”, finaliza Maurício.

 

“O Complexo Operacional Minasul representa não somente uma mudança de endereço, mas um novo momento da Cooperativa, em que seu legado de competência e segurança está sendo  expandido para a abertura de novas frentes de atuação e posicionamento mais abrangente no mercado de café, construindo os meios para uma atuação no conceito de economia circular, já atuando, por exemplo, no mercado de cereais. A Minasul se orgulha em poder apresentar aos seus cooperados um Complexo Operacional à altura dos seus anseios e de forma a poder atendê-lo cada vez melhor”, completa Albinati.

 

José Marcos resume as principais vantagens do Complexo Operacional. “Atendimento melhor para os cooperados e parceiros; mais facilidade nas operações; mais tranquilidade aos nossos colaboradores, que agora trabalham em um ambiente mais adequado; menos incômodo à vizinhança atual e melhor atendimento à comunidade em geral”.

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.