Postado em 23/12/2024 | Compartilhar com


Cooperado da Minasul é destaque em série jornalística sobre produção sustentável de alimentos
Fazenda do Lobo é uma das propriedades que se destacam como modelo de sustentabilidade na cooperativa


 

    O cooperado da Minasul, Guilherme Foresti, foi destaque nacional em uma série jornalística sobre os desafios da produção de alimentos. Ele desenvolve a agricultura regenerativa em sua fazenda, localizada em Três Corações (MG). O episódio, veiculado no último sábado (21/12), integra a série “PF: Prato do Futuro”, do G1, e aborda a produção cafeeira no Brasil diante das mudanças climáticas.

    A série tem como objetivo promover a produção sustentável e eficiente de alimentos. No episódio, o foco foi o cultivo de café em um cenário de altas temperaturas e escassez de chuvas. O café arábica, que se adapta bem às condições geográficas do Sul de Minas, é especialmente sensível ao calor. A variedade necessita de temperaturas entre 18°C e 22°C, mas, na safra de 2024, algumas regiões registraram picos de até 40°C. Esse calor intenso pode resultar no abortamento de frutos e no aumento de pragas e doenças. Diante dessa realidade, especialistas destacam a agricultura regenerativa como uma estratégia crucial para garantir a sobrevivência das plantas e a qualidade dos grãos.

    De acordo com o coordenador de sustentabilidade da Minasul, Frederico Caldeira, adotar práticas sustentáveis nas fazendas não é tão difícil quanto parece. “O produtor rural precisa analisar o manejo praticado e definir os pontos de melhoria. O ideal é sempre começar por medidas simples, implementando boas práticas agrícolas, ambientais e sociais”, esclarece Frederico.

    Guilherme Foresti, que já foi premiado pela excelência de sua produção na Fazenda do Lobo, em Três Corações, abriu as portas de sua propriedade para mostrar como a agricultura regenerativa pode trazer benefícios concretos. Como defensor dessa prática, ele adota diversas técnicas para recuperar a sustentabilidade da lavoura, incluindo o plantio de árvores e plantas de cobertura, que ajudam a melhorar a qualidade do solo e aumentar a resiliência da produção frente às adversidades climáticas. “Ele é um cooperado cujas ideias estão alinhadas com os objetivos que a Minasul busca desenvolver por meio do protocolo Legacy. A Fazenda do Lobo é uma das diversas propriedades que se destacam como modelo em nossa cooperativa”, diz Frederico, relembrando que Guilherme Foresti foi o primeiro convidado do Minasul SustenCast, o podcast sobre sustentabilidade da cooperativa.

    Além do podcast sobre o tema, a Minasul possui um protocolo para mensurar as práticas sustentáveis de seus cooperados. O Legacy, como é chamado, tem como objetivo identificar as práticas já desenvolvidas e apoiar os produtores rurais na melhoria de processos, de forma a garantir o cumprimento das exigências legais, a produtividade e a diminuição de possíveis impactos ambientais e sociais.

Busca

Alô Cooperado!

O Alô Cooperado é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.