Postado em 03/08/2021 | Compartilhar com


DIA C 2021: MINASUL DOA ROUPAS DE CAMA PARA PACIENTES DO HOSPITAL DE CAMPANHA DE VARGINHA
Cooperativa promove ações contínuas que visam saúde e bem-estar da população e comunidade em que atua


O mês de julho, para a Minasul, foi dedicado ao voluntariado. A Cooperativa se mobilizou em prol do Hospital de Campanha, de Varginha, e arrecadou mais de 200 kits entre lençóis, fronhas, cobertores e mantas. Com o frio intenso que atinge a região há semanas, o trabalho se intensificou para que as doações fossem entregues o quanto antes e, no último dia 29, os itens foram levados aos responsáveis. A ação contou com a presença de uma pequena comissão formada por colaboradores voluntários - pequena pela quantidade de pessoas, devido aos protocolos de segurança estabelecidos para o contingenciamento da pandemia, porém grande pela vontade de fazer o bem.

O critério de escolha da instituição beneficiada é, acima de tudo, pela necessidade. Todas as ações e entidades apontadas por colaboradores e cooperados são consideradas no momento de definição das iniciativas a serem trabalhadas.  Em toda a área de atuação da Minasul, este ano, o Hospital de Campanha de Varginha, que atende exclusivamente a pacientes com COVID e outras doenças respiratórias de alta complexidade, foi eleito, por unanimidade, pela comissão voluntária.

Desde que iniciou as suas atividades, em julho de 2020, o Hospital, montado em dois blocos da unidade UNIFAL de Varginha (Universidade Federal de Alfenas) e vinculado ao SUS Fácil, já recebeu mais de 350 pacientes. Ao todo, são 50 leitos divididos entre CTI enfermaria, contingenciados na Macro Região Sul de Minas, que engloba 150 municípios. Hoje, a taxa de ocupação está em torno de 68% do total.

Para a assistente administrativa do Hospital de Campanha, Márcia Maria Gonçalves, a ajuda da Minasul é de extrema importância para seguir com o funcionamento das atividades. “Muitas vezes a troca da roupa de cama é feita de três a quatro vezes ao dia, em um mesmo leito. Isso porque o sistema digestivo fica comprometido em função das complicações clínicas em decorrência da COVID. Somos gratos por essa ajuda que a Minasul está nos proporcionando, pois o impacto que isso gera na vida dos pacientes dentro do hospital é imensurável”, diz. 

Segundo a coordenadora de gestão de pessoas da Minasul, Ivana Rodrigues, a iniciativa em promover este tipo de ação envolve o compromisso social da Cooperativa em auxiliar a comunidade onde atua. “A Minasul tem um compromisso social muito forte e participa do Dia C há mais de 10 anos, sempre com ações de grande impacto. Neste ano, a ação foi um pouco mais restrita devido a pandemia, no entanto foi tão importante quanto às demais”, ressalta.

 Dia C

Idealizado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG) em 2009, o Dia de Cooperar (DIA C) está alinhado ao 7º princípio cooperativista “interesse pela comunidade” e tem como objetivo o compartilhamento de experiências de voluntariado e solidariedade. Seja por meio de atitudes que envolvem cooperativas e preservação do meio ambiente até o cuidado ao próximo, consumo consciente, luta contra desigualdades, fome e preconceitos.

Desta forma, o segmento contribui para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), agenda composta por metas que devem ser atingidas até o ano de 2030. 

Responsabilidade Social Minasul

A Minasul integra o movimento cooperativista desde o início e, nestes 13 anos, já teve a oportunidade de contribuir com o bem-estar de cerca de 20 mil pessoas, através do trabalho voluntário de mais de cinco mil pessoas, entre colaboradores e cooperados.

O Dia C de 2021, promovido em prol do Hospital de Campanha, vem ao encontro das ações de responsabilidade social da Minasul que, comovida pela situação atual da entidade e, lamentavelmente, ainda buscando alternativas de apoio ao enfrentamento dessa pandemia, abraçou a causa. A Cooperativa promove ações contínuas que corroborem com o princípio do 3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, que é a saúde e bem-estar da população e comunidade em geral.

 “Como uma entidade de fomento ao agro brasileiro percebemos a importância da nossa relação com a comunidade em que atuamos e, dessa forma, acreditamos que é possível, por meio do voluntariado, formar pessoas melhores para a sociedade e para o mundo em que vivemos. O Dia C reforça a ideia de que, juntos, podemos mais”, declarou o presidente da Minasul.

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.