Postado em 21/01/2020 | Compartilhar com


Dynamics, novo sistema de gestão da Microsoft, integra todas as operações da Minasul
.


O setor agropecuário no Brasil, incluindo o setor primário, a agroindústria e os serviços, tem um PIB estimado em 2019 de mais de R$ 1,7 trilhão. É o setor mais dinâmico da economia brasileira e responsável por mais de 47% de participação nas exportações brasileiras.


Além dessa dimensão impressionante do setor, que tem uma trajetória de 40 anos de crescimento com a ambição de colocar o Brasil como o grande fornecedor de alimentos do futuro, nosso campo também tem tecnologia de ponta, com aplicações na genética, nutrição, irrigação, rastreabilidade de produtos e equipamentos, alcançando, ano após ano, recordes de produtividade, com qualidade e sustentabilidade.


Dados do último Censo Agropecuário, conduzido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que 48% de tudo o que é produzido no campo brasileiro passa, de alguma forma, por uma das 1.618 cooperativas em atividade no país, que reúnem mais de um milhão de associados e geram cerca de 198 mil empregos, conforme aponta a OCB.


Nesse cenário, a Minasul se destaca pelo seu crescimento acelerado e pela inovação no mercado de café. A Cooperativa, que completa 62 anos em 2020, tem protagonizado uma revolução no setor cafeeiro nos últimos quatro anos, com destaque para a expansão geográfica, tornando-se uma empresa de nível global, com presença permanente nos EUA, Europa e Ásia. Nesse sentido, ainda merecem destaques alguns avanços, como o lançamento do Perfetto Grano no mercado doméstico de cafés finos, os novos serviços de conveniências e opções de venda imediata do café oferecidos aos seus cerca de oito mil associados e a adoção de novas soluções de tecnologia, sempre no conceito de classe mundial.


Assim como o café passou a ser mais do que uma commodity agrícola, para fazer parte da vida e da experiência de consumidores globais, exigentes e sofisticados, a tecnologia também deixou de ter um papel apenas de controle e passou a ser uma ferramenta de transformação e crescimento das empresas, em especial no agronegócio.


Com uma visão de longo prazo, mirando o crescimento sustentável, eficiência e escalabilidade, a Minasul adotou o Dynamics da Microsoft como o novo ERP - Enterprise Resource Planning, do inglês “Planejamento dos recursos da empresa”, escolhendo a Inove, maior parceira de aplicações de negócios da América Latina, como consultoria para entrega do projeto.


Esse projeto incluiu todas as áreas de negócios da Minasul, com destaque para as lojas de produtos agropecuários, finanças, contábil, compras, fiscal e tributário, sendo que toda infraestrutura inclui disponibilizar a solução na nuvem Microsoft, o Azure, que permite uma operação 24x7, com o padrão de segurança dos datacenters mais modernos do mundo.


Luiz Henrique Albinati, Diretor de Novos Negócios da Minasul, conta que o Dynamics foi escolhido depois de uma detalhada seleção, que levou em conta a robustez da solução, a flexibilidade para se adaptar ao mercado do agro e a segurança de um produto da Microsoft.

 

Uma etapa crucial para o sucesso do projeto foi a operação completa das lojas de produtos agropecuários, que respondem por grande parte do volume de negócios da empresa.  No começo de 2019, as lojas começaram a operar com o Dynamics, melhorando sua eficiência, controle operacional e disponibilizando informações online do negócio. 


Prestes a concluir mais uma etapa, as equipes da Minasul e da Inove trabalham agora para entregar a Vertical Café, que terá entrada em produção em janeiro de 2020. Este módulo permitirá que as áreas de entrada, prestação de serviços e comercialização do café tenham um único sistema de gestão, integrando todo o histórico e a posição de entrega de grãos, com o consumo de produtos nas lojas, permitindo a consulta instantânea da conta corrente dos cooperados, garantido por um ERP robusto e com as mais rigorosas regras de conformidade contábil e tributária.


A operação completa de uma das mais inovadoras cooperativas do Brasil pelo Dynamics é um marco importante para o agro brasileiro, colocando a Microsoft no centro das atenções do setor.


Alexandre Marques, sócio da Inove e diretor da unidade de negócios do Agro na empresa, explica que a empresa tem atuado em vários dos elos da cadeia do agro, dos insumos, passando pela agroindústria até a comercialização por meio das tradings.  “O projeto mais completo e desafiante é, sem dúvida, a integração de todos os processos de uma cooperativa como a Minasul, que engloba varejo, indústria, prestação de serviços e exportação em uma única empresa, agora também global”, explica Alexandre.


Em primeira mão, Albinati revela que haverá novidades em 2020, que permitirão que as informações do novo sistema sejam a base de uma plataforma inteligente de gestão, utilizando aplicativos e serviços que incorporarão inteligência artificial. “O projeto colocará a Minasul em posição de participar da nova revolução do agronegócio, o AGRO 4.0”, garante.

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.