Postado em 16/06/2023 | Compartilhar com


Mercado Internacional para Cafés Especiais:
O que o mundo tem buscado nos cafés brasileiros e o que o Brasil tem explorado dessa vantagem que temos de produzir cafés com qualidade e em quantidade


Mercado Internacional para Cafés Especiais:

O que o mundo tem buscado nos cafés brasileiros e o que o Brasil tem explorado dessa vantagem que temos de produzir cafés com qualidade e em quantidade

 

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento, a CONAB, divulgados na segunda quinzena de maio, apontam produção de 54,74 milhões de sacas de café, volume 7,5% maior que 2022. A colheita de café já começou na maioria das regiões produtoras do estado de Minas Gerais. Somente para a espécies arábica, a produção deve crescer 15,9% (37,9 milhões sacas) em todo país. Em Minas, estima-se um crescimento de 26,7%.

Com uma projeção maior de produção, a Minasul tem trabalhado, nos últimos meses, com foco em liquidez. Visando novas parecerias e buscando novas rotas para escoar os cafés dos seus Cooperados, a equipe de mercado internacional participou, no início do ano, da World of Coffee, em Dubai. Dando sequência a este trabalho, participou, em Portland, no Estado Americano do Oregon, de uma das maiores feiras de cafés do mundo, a Specialty Coffee EXPO, promovida pela SCA, a Associação de Cafés Especias, no mês de abril. A feira dos Estados Unidos é hoje uma referência de negócios não só para cafés especiais como para, principalmente, commodities. Para a Minasul, a participação na Specialty Coffee representa 60% dos embarques, num período de 10 a 24 meses. “Mais de 60% dos cafés especiais embarcados para o exterior é fruto de participação em feiras, principalmente internacionais. Este ano a Minasul esteve presente em Dubai, esteve também nos Estados Unidos e estará em Atenas levando e divulgando os melhores cafés especiais de nossos associados. É nestas feiras que novos clientes aparecem, conhecem a Minasul, iniciam um relacionamento e começam a comprar estes cafés trazendo para os nossos Cooperados a liquidez e o resultado que ele espera”, comentou o trader e gerente da mesa de operações da Minasul, Héberson Vilas Boas Sastre.

E como o Brasil é referência em produção de cafés em quantidade e com qualidade, a Minasul promove, desde 1993, um concurso de qualidade em cafés. A Cooperativa tem orgulho de ser a primeira no segmento a ter esta iniciativa de valorização do café por seus Cooperados. E tem ainda mais satisfação de poder conectar seus produtores aos seus compradores. Para o coordenador de cafés especiais da Minasul, Douglas Cal Martins, a conexão entre compradores e produtores acontece quando você vende não somente o café, mas também a história da família responsável por este trabalho. “Traduzindo o termo usado, passa a fazer mais sentido: Comércio Direto. Parte de nosso papel na Cooperativa é justamente atender a esta demanda. Alguns compradores não só buscam fazer o Direct Trade, como passa a ser uma exigência. Todas as vezes que conseguimos realizar essa operação, trazemos uma chance maior de valorização de nossos cafés”.

Na Specialty Coffee EXPO, a Minasul foi representada por um time de peso. Os campeões do 30º Concurso Qualidade Minasul de Café puderam prestigiar o evento e conhecerem de perto, os compradores de seus cafés. Esta ação foi em parceria com o grupo Mercon. “Eu participei pela primeira vez e fiquei muito impressionado com tudo o que vi. Eu acho que o café brasileiro tem muito a evoluir ainda, na questão marketing, questão de qualidade. Acredito que os outros países produtores estão com o marketing um pouco mais agressivo em termos de qualidade. Mas uma coisa ficou muito clara para mim: em termos de qualidade, o Brasil não deixa nada a desejar para nenhum outro país do mundo, e em tecnologia, estamos muito mais evoluídos com relação aos demais. Precisamos é melhorar a forma de contar nossa história lá fora, para sermos ainda mais valorizados”, comentou o produtor Pedro Iabrudi, do Sitio Ypê, em Três Corações, que representou a mãe, Márjorie Pereira, eleita como vice campeã na categoria Café Cereja Descascado.

Para a Luciana, duplamente campeã do Concurso do ano passado, já que foi eleita nas categorias cereja descascado e AMAM, exclusiva para mulheres, o reconhecimento é um prêmio ainda maior pelo respeito que ela tem tanto pela cafeicultura quanto pela família que sempre a incentivou. “Meu pai era apaixonado por café. Queria ver ele feliz era quando ele via uma lavoura bonita. Eu fico até emocionada de lembrar, mas isso tem mais de 40 anos e lembro até hoje da felicidade que ele ficava quando via uma lavoura bonita. Ele chamada ela de “noiva”. Lá em Capelinha, na Chapada de Minas, quando ele já estava mais idoso e ia visitar as lavouras eu perguntava assim: Pai, do que você gosta mais de ver, uma mulher bonita (porque meu pai gostava muito de apreciar uma mulher bonita) ou uma lavoura bonita? E ele respondia assim: Filha, já estou velho, prefiro uma lavoura bonita! Então ficaram essas lembranças. Quando vejo minha lavoura bonita, me lembro dele, daí eu falo: Olha aí, pai, acho que estou cuidando direitinho das suas lavouras...”, se emocionou Luciana lembrando do pai cafeicultor.

Um dos produtores da Minasul que também esteve presente na feira foi o seu Antônio Bento. A história dele com a Minasul começou há sete anos e ele conta pra gente que desde 2017 muita coisa linda aconteceu na vida dele. “Em 2017 foi a primeira vez que eu fiz a inscrição no Concurso da Minasul e já fui classificado entre os 20 finalistas. E de lá pra cá eu fui tomando gosto pelo pós colheita e continuo melhorando cada vez melhor. No último ano foi ainda melhor. Participar da maior feira de cafés especiais das Américas foi muito emocionante. Estar lá porque produzi um café bom, ter contato direto com os compradores que estavam ansiosos por me conhecer, foi maravilhoso”, lembra com satisfação o Seu Antônio Bento, produtor do Sitio Bela Vista, em Varginha. E ainda manda um recadinho para outros cafeicultores. “Se você tem café, tira uma amostra, leva na Minasul, eles olham para a gente. Se seu café tiver uma pontuação boa se inscreva. Essa é uma oportunidade que todo mundo devia ter”, concluiu o produtor.

Quem quiser conhecer melhor o trabalho de garimpagem e de comercialização mercado interno ou externo para cafés finos e especiais basta procurar pelos departamentos de exportação e de cafés especiais na Minasul. E fique atento que em julho a Minasul lança o regulamento para a 31º Concurso Qualidade Minasul de Cafés que neste ano trará como novidade, a inclusão de mais uma categoria na disputa. Informações www.minasul.com.br

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.