Postado em 20/10/2022 | Compartilhar com


Minasul acompanha lançamento de novas variedades de café, durante Congresso Brasileiro em Poços de Caldas (MG)
.


Minasul acompanha lançamento de novas variedades de café, durante Congresso Brasileiro em Poços de Caldas (MG)

 

Delegação da Cooperativa está presente no 46º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. Evento da Fundação Procafé começou na terça, e vai até sexta-feira (21)

 

Equipes técnicas de pesquisa e difusão de tecnologias na cafeicultura estão reunidas em Poços de Caldas/MG, no 46º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. O evento começou na terça-feira (18) e vai até amanhã (21), no Palace Casino. Em pauta, as inovações científicas mais recentes para otimizar a produção cafeeira nacional. A Minasul está presente com uma equipe técnica para agregar novos conhecimentos para “levar aos cooperados as melhores técnicas e as melhores inovações para ampliar sua produtividade e rentabilidade”, conforme explica o Coordenador do Departamento Técnico da Cooperativa, Adriano Rabelo.

Juntos, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Mogiana Paulista formam o pólo cafeeiro mais avançado do Brasil. Nestas regiões, o alto nível tecnológico garante lavouras mais produtivas e cafés de excelente qualidade.

O Congresso registrou inscrições de 471 trabalhos científicos, 108 dos quais estão sendo apresentados oralmente. O evento conta com 17 estandes de expositores e apresenta três novas variedades de café: Gralha, Sabiá Una e Catucaí APA. O engenheiro agrônomo José Braz Matiello, da Fundação Procafé, coordenador do Congresso, explica que essas três variedades são mais produtivas, resistentes à ferrugem e apresentam alto vigor. “Elas foram testadas entre 10 e 12 safras e, a partir da quarta safra — ponto crítico para a lavoura, alcançaram índices diferenciados de qualidade”. Outra característica marcante dessas variedades, segundo o especialista, é que, após a poda e o esqueletamento, elas recuperam bem. Há registros, inclusive, de excelente regeneração após a geada de 2021

As pesquisas foram desenvolvidas em diversas Instituições, e serão publicadas nos Anais do Congresso. Um debate, na abertura do evento, tratou da atual conjuntura cafeeira. Também houveram homenagens com a outorga do mérito cafeeiro a personalidades da cafeicultura.

Na sexta-feira (21), em Dia de Campo na Fazenda Sertãozinho, serão demonstrados os resultados das pesquisas.

A realização do 46º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras é da Fundação Procafé, Consórcio Pesquisa Café — integrante da Embrapa Café, Secretaria de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Universidade de Uberaba (Uniube) e Universidade Federal de Lavras (UFLA), com apoio de várias empresas e instituições, dentre as quais a Minasul.

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.