Postado em 23/09/2024 | Compartilhar com
Minasul doa equipamentos de combate a incêndios para bombeiros de Varginha
Minas Gerais enfrenta um cenário crítico de queimadas neste ano. De acordo com dados recentes do Corpo de Bombeiros, o número de incêndios em vegetação até o início de setembro de 2024 já ultrapassou o total registrado durante todo o ano passado. Em virtude disso, a Minasul está reforçando estrategicamente o combate às queimadas na região Sul de Minas. A cooperativa doou equipamentos para combate às chamas.
Entre janeiro e setembro de 2024, foram contabilizados mais de 20.200 focos de incêndio em áreas de vegetação em Minas Gerais. Em contraste, todo o ano de 2023 registrou 17.135 ocorrências. Os números também superam os de 2022, quando foram confirmados 19.350 incêndios no estado. A estiagem prolongada tem levado a um ambiente propenso para as queimadas. De janeiro a agosto de 2024, aproximadamente 4.000 hectares de áreas preservadas foram consumidos pelo fogo em Minas Gerais, o equivalente a 4.000 campos de futebol. A maioria dos incêndios florestais, mais de 90%, é causada por atividades humanas.
A fim de reforçar os esforços no combate às queimadas, a Minasul realizou a doação de dois sopradores ao 9º Batalhão de Bombeiros Militar de Varginha. Os sopradores são ferramentas essenciais para auxiliar na contenção e controle das chamas, uma vez que permitem dispersar o fogo em áreas controladas e criar barreiras que impedem a propagação dos incêndios. Dada a extensão dos danos já causados e a intensificação das operações de combate, a contribuição de equipamentos adicionais é crucial para aumentar a eficiência das ações de mitigação e proteger as áreas preservadas do estado. Os equipamentos já foram entregues e utilizados no combate ao incêndio que atingiu o Parque Estadual da Serra do Papagaio, em Baependi.