Postado em 27/10/2025 | Compartilhar com


Minasul premia melhores cafés da safra 2025
Campeões do 33º Concurso Qualidade Minasul de Cafés Especiais são revelados em noite de festa


   A Minasul realizou, na noite desta quinta-feira, no Fly Eventos, em Varginha (MG), a cerimônia de premiação do 33º Concurso Qualidade Minasul de Cafés Especiais, reunindo os 49 finalistas e seus convidados, além de representantes de empresas parceiras, técnicos, gestores e membros da diretoria da cooperativa. Em um ambiente preparado para acolher e celebrar o trabalho dos cooperados, a noite marcou o reconhecimento da dedicação e da excelência dos produtores que se destacaram nas quatro categorias avaliadas neste ano e reforçou o sentimento dos cooperados de pertencer à melhor cooperativa de café.

   Conduzida pela jornalista e embaixadora da Minasul, Luísa Nogueira, ao lado do coordenador de Marketing da cooperativa, Renan Lenzi, a cerimônia destacou o trabalho, a paixão e a tradição que tornam o café da região reconhecido mundialmente. Entre os momentos especiais da noite, esteve a homenagem aos jurados que participaram das duas fases do concurso. “São profissionais que dedicaram tempo e sensibilidade para identificar os cafés de maior qualidade entre as amostras inscritas. O reconhecimento do trabalho dos cafeicultores passa por esses profissionais.”, explica Bernardo Reis Teixeira Lacerda Paiva, presidente da Minasul. Entre os profissionais homenageados, esteve o britânico Micah Sherer, convidado especial da Minasul, que veio ao Brasil para integrar o corpo de jurados da segunda fase e vivenciar de perto a cultura e o potencial dos cafés do Sul de Minas.

   Neste ano, o Concurso Qualidade Minasul de Cafés Especiais apresentou importantes novidades. Além da tradicional divisão nas categorias Natural, Cereja Descascado/Despolpado e AMAM, os cooperados puderam competir na categoria Fermentado. Outra grande novidade: a categoria Natural passou a ser subdividida por regiões produtoras, iniciativa que valorizou os diferentes atributos da área de atuação da cooperativa e ampliou as oportunidades de destaque entre os cooperados. “A nova formatação reforça o compromisso da Minasul em estimular a qualidade e a competitividade saudável entre seus cooperados, reconhecendo que cada região imprime características únicas aos grãos produzidos.”, completa  Bernardo.

   Os vencedores de cada categoria foram anunciados em um momento de emoção e orgulho compartilhado. Os finalistas da categoria Natural, por sua vez, foram ranqueados, com os cinco melhores cafés premiados de forma geral, reforçando o nível técnico e a diversidade da produção cooperada.

 

 

Categoria AMAM

1º lugar - Maria Helena Barbosa Brunelli - 88,50 pontos     

2º lugar - Edna Aparecida Silva Pereira - 88,05 pontos

3º lugar - Patrícia Nogueira Pinto Frota - 86,85 pontos

4º lugar – Gabriela Lima Moreira Reis – 86,70 pontos

 

Categoria Fermentado

1º lugar - Flávio Figueiredo Rezende – 88,75 pontos

2º lugar -  Claudia Maria Carvalho Ribeiro – 88,40 pontos

3º lugar – Isabela Lima Reis – 87,10 pontos

4º lugar – Júlia Gonçalves Reis – 87,00 pontos

 

Categoria Cereja Descascado / Despolpado

1º lugar - Guilherme de Siqueira Barros – 86,80 pontos

2º lugar – Marcos Paiva Foresti – 86,70 pontos

3º lugar – Álvaro Mendes de Resende – 86,60 pontos

4º lugar – Leonardo Toledo de Resende – 86,05 pontos

 

Categoria Natural – Sul de Minas 1

1º lugar – Eduardo de Siqueira Ribeiro – 88,05 pontos

2º lugar – Rafael Naves de Figueiredo – 88 pontos


Categoria Natural – Sul de Minas 2

1º lugar – Antônio Bento da Silva – 87,05 pontos

2º lugar – Helder Chagas Reis – 86,65 pontos

 

Categoria Natural – Sul de Minas 3

1º lugar – Leniu Xavier de Souza – 86,70 pontos

2º lugar – Domingos Estevam de Rezende Filho – 85,60 pontos

 

 

Categoria Natural – Mantiqueira de Minas

1º lugar – Ademir Francisco Perreira – 89,10 pontos

2º lugar – Michel Lopes Maciel – 88,45 pontos

 

Categoria Natural – Campo das Vertentes

1º lugar – Maria Helena Barbosa Brunelli – 88,25 pontos

2º lugar – Codaíba Agroindustrial Ltda. – 87,60 pontos

 

Ranking Geral - Categoria Natural

1º lugar -Ademir Francisco Perreira

2º lugar - Michel Lopes Maciel

3º lugar - Maria Helena Barbosa Brunelli

4º lugar - Eduardo de Siqueira Ribeiro

5º lugar -  Rafael Naves de Figueiredo

 

   Os campeões receberam troféu e premiação em dinheiro. Nas categorias AMAM, Fermentado, Cereja Descascado/Despolpado e Natural Geral, os vencedores receberam também um kit de automação para secadores de café, ferramenta que contribui diretamente para a melhoria do processo pós-colheita e para o aprimoramento contínuo da qualidade dos cafés.

   Ao fim da cerimônia, os convidados participaram de um jantar de confraternização, embalado pelo som da banda Sissibonaflá, em um clima de celebração, amizade e pertencimento. “Esta noite reafirmou o propósito da Minasul de reconhecer e valorizar o trabalho do cooperado, que, com dedicação e profissionalismo, faz da cooperativa uma das maiores referências em qualidade e sustentabilidade na cafeicultura brasileira.”, enfatizou o presidente da Minasul.

   O 33º Concurso Qualidade Minasul de Cafés Especiais contou com o patrocínio da BASF, Campotech, Mosaic e Sicoob Credivar, e com o apoio do Centro do Comércio de Café de Minas Gerais (CCCMG).

Busca

Alô Cooperado!

O Alô Cooperado é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.