Postado em 03/11/2025 |
Compartilhar com
No dia 30 de outubro, a Cooperativa Agroindustrial de Varginha (Minasul) realizou uma ação especial voltada à conscientização e prevenção do câncer de mama, reunindo todas as suas colaboradoras em um painel dedicado ao Outubro Rosa. O encontro teve como objetivo incentivar o autocuidado e reforçar o compromisso da cooperativa com a saúde e bem-estar das mulheres que fazem parte do seu time.
O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil, com um aumento de 86,2% na taxa de mortalidade ajustada por idade nos últimos 22 anos, segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Em escala mundial, a doença é o tipo de câncer mais comum entre mulheres, com cerca de 2,4 milhões de novos casos e 715 mil mortes estimadas para 2025, de acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC).
Durante o painel, as colaboradoras participaram de uma conversa acolhedora e informativa com a psicóloga Tânit Miranda, especialista em psicologia emocional e espiritual; a Dra. Amanda Andrade, médica pediatra; e Júnia Castilho, que aos 31 anos enfrentou o diagnóstico de câncer de mama e compartilhou sua história de superação e cura.
O evento foi marcado por momentos de aprendizado, empatia e troca de experiências, despertando reflexões sobre o cuidado com a saúde física e emocional. Segundo a assistente administrativa Graziele Cristina Pereira, “ este evento é um movimento que faz a gente entender que a empresa pensa na gente. Não só como empresa, não só como mais um número, mas como um ser humano que precisa de um suporte, não só o financeiro em si, mas o emocional também”. E finaliza dizendo: “ Para mim significou um novo olhar para a mulher que eu sou, para a profissional que eu devo ser. Porque às vezes a gente está tão atarefada no dia a dia com tantas demandas da vida que a gente não tem olhar voltado para nós mesmos.”
Com ações como esta, a Minasul reafirma seu compromisso com o desenvolvimento integral das pessoas, fortalecendo o vínculo entre cooperativa e colaboradoras e mostrando que o cuidado é parte essencial da cultura cooperativista.
Mais do que uma ação, o Outubro Rosa na Minasul foi um lembrete de que cuidar de si também é um ato de amor e de força.