Postado em 14/03/2017 | Compartilhar com


Minasul visa produção sustentável de café
Mais de cinco mil cartilhas serão distribuídas aos técnicos da cooperativa que participam de treinamento sobre sustentabilidade


Logo 4C

Varginha (MG), 1º de dezembro de 2015 – Nesta terça-feira (01/12), 200 colaboradores do corpo técnico da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha - Minasul recebem treinamento sobre sustentabilidade, visando o conteúdo da certificação 4C, referente à produção sustentável de café. Na ocasião, também serão entregues cartilhas aos quase seis mil cooperados.

A capacitação é uma iniciativa da BASF realizada em parceria com a Fundação Espaço ECO® (FEE®) e a Minasul e marca o comprometimento em efetivar na cooperativa as exigências e demandas da certificação 4C.

A Minasul é uma das maiores cooperativas no Brasil e quer tornar todo o ciclo em que está envolvida mais sustentável, considerando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. “Entendemos que a certificação da Associação 4C é uma forma de demonstrarmos nosso envolvimento com o tema. Como parte do processo estamos disseminando o conteúdo da certificação aos nossos cooperados a fim de ter o engajamento dos colaboradores”, conta Osvaldo Henrique Paiva Ribeiro, presidente da Cooperativa.

“O compromisso da BASF é de contribuir para o desenvolvimento de seus clientes e parceiros em relação à sustentabilidade, por isto esta formação é tão importante. Cada produtor certificado demonstra que a cafeicultura brasileira é cada vez mais sustentável, e nós também fazemos parte desse processo”, afirma Renato Fenólio, gerente de Vendas Café da BASF.

Para a Fundação Espaço ECO®, o desenvolvimento sustentável é o objetivo a ser alcançado por todas as empresas e negócios, e o conhecimento em sustentabilidade deve permear todas as áreas de uma organização, em todo o seu ciclo de produção. “A transferência de conhecimento para o melhor entendimento da certificação 4C pelos cooperados é uma iniciativa para facilitar a comunicação entre todos os envolvidos neste processo, e consequentemente, contribuir com a qualificação do processo de produção do café e negócios da cooperativa diante dos aspectos da sustentabilidade”, explica Sara Juarez Sales, gerente de Educação para a Sustentabilidade e Conservação Ambiental da FEE®.

Sobre a Minasul
A Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha, Minasul, fundada em 1958, possui valores sólidos como respeito, transparência e fidelidade. Com mais de 5.500 cooperados, recebe café de mais de 100 municípios mineiros, sendo 80% desses cafés finos. Desde 1993 promove os bons cafés de Minas, através do Concurso Qualidade Minasul de Café. Incentivando a melhoria da qualidade, a Cooperativa comprova o potencial que a região em que atua tem para produzir café especial e diferenciado. Isso tudo é mérito do trabalho desenvolvido dentro da Minasul na identificação e preparação desses cafés. Com um moderno processo de recebimento de café - o sistema automatizado, capaz de receber os grãos a granel com rapidez e economia - hoje nos fazemos presentes em Varginha, Cambuquira, Carmo da Cachoeira, Conceição do Rio Verde, Elói Mendes, Três Corações, Monsenhor Paulo, e Oliveira, além de um escritório para atendimento ao cooperado, em Capelinha. Em fase de construção, o novo Complexo Minasul poderá armazenar até 750 mil sacas de café. Localizado numa área de 164 mil m², terá oito silos com capacidade de 42 mil sacas cada; 16 silos para 3 mil sacas cada; e dois armazéns de 6 mil m² cada um.

Sobre a Fundação Espaço ECO®
Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO® foi instituída pela BASF – empresa química líder mundial – com o apoio da GIZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO® é um Centro de Excelência em Sustentabilidade Aplicada com a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade, transferindo conhecimento e tecnologia, especialmente pela aplicação de soluções em socioecoeficiência e educação para a sustentabilidade, focando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. Mais informações sobre a Fundação Espaço ECO® estão disponíveis no endereço www.espacoeco.org.br e em www.facebook.com/fundacaoespacoeco.

Sobre a BASF
Com vendas de mais de €5.4 bilhões em 2014, a Divisão de Proteção de Cultivos da BASF oferece soluções inovadoras em proteção de cultivos, tratamento de sementes e controle biológico, bem como inovações no gerenciamento de nutrientes e saúde da planta. Seu portfólio inclui também produtos para gramado e plantas ornamentais, controle de pragas e saúde pública. A Divisão de Proteção de Cultivos da BASF é uma líder inovadora e aliada dos agricultores na proteção e melhoria de produtividade das culturas, o que lhes permite produzir alimento de alta qualidade de forma mais eficiente. Ao oferecer novas tecnologias e conhecimento, a Divisão de Proteção de Cultivos da BASF apoia os produtores a construírem uma vida melhor para si mesmos, suas famílias e comunidades. Mais informações podem ser obtidas no site www.agro.basf.com ou por meio de nossos canais das mídias sociais.

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.