Postado em 22/02/2022 | Compartilhar com


NOVA MODALIDADE DE VENDA DE CAFÉS ESPECIAIS: Minasul Passa A Comercializar Cafés Especiais Por Padrões.
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NOVA MODALIDADE DE VENDA DE CAFÉS ESPECIAIS: MINASUL PASSA A COMERCIALIZAR CAFÉS ESPECIAIS POR PADRÕES

O mercado de cafés especiais e diferenciados cresce a cada ano. Um nicho que vem ganhando espaço através de um movimento de gourmetização que transitou por vários setores da gastronomia. Pudemos acompanhar a transformação de hambúrgueres, que passaram a ser feitos artesanalmente, brigadeiros produzidos com chocolates importados, carnes nobres que ganharam espaço nas gôndolas de supermercado com selos que validam sua origem e; com os cafés isso não podia ser diferente.

O coordenador do departamento de cafés especiais da Minasul e Q grader, Douglas Cal Martins, diz que o aumento no consumo deste tipo de café, de 2019 a 2020, gira em torno de 15%-. “O consumo de café cresce 2% a cada ano, desde 2001. Os cafés especiais representam 15% dentro deste crescimento de 2%.” E completa: “Em 2001, o mundo produzia 110 milhões de sacas de café. 20 anos depois, em 2021, este número saltou para em torno de 170 milhões. Especulamos que o consumo de cafés 80 pontos acima, chegue em 2023 a 32 milhões de sacas, ou 20% do consumo mundial”, ressalta.

E de olho neste consumidor, que cada vez mais preza por excelência e busca exclusividade, que a Minasul apresentou no último dia 01 de outubro, dia internacional do Café, seus seis novos padrões de comercialização para cafés especiais e diferenciados. Segundo Douglas, “Estes selos vêm para agregar a comercialização da Minasul porque através deles, será possível categorizar os cafés por seus atributos sensoriais e pontuações. Desta forma, eles serão reconhecidos por estas embalagens que dirão tudo sobre elas, tornando o processo mais fácil, tanto para a Minasul quanto para quem estiver comprando”, diz.

O diretor comercial da Minasul, Guilherme Salgado, salienta que, para o comprador, esse padrão só tende a facilitar na hora da escolha. “O comprador agora pede pelo nome dos labels, a partir da pontuação que ele deseja. Reunimos em uma única embalagem, cafés com as mesmas peculiaridades, por exemplo: Se um comprador desejar adquirir um contêiner de café com aromas florais, doçura e corpo aveludado, aqui na Cooperativa, o departamento de Cafés Especiais, já saberá qual selo representa estas características, tornando assim, o processo mais ágil”, completa.

Confira, os seis novos padrões: 

 

Classic – Canário da Terra – Sua principal característica são as notas de chocolate e caramelo, acidez e corpo equilibrado. Cor predominante é o marrom com cores secundárias que trazem harmonia à mandala. O canário amarelo, ao centro passa a ideia de equilíbrio, além de remeter à natureza e ao campo.

 

Elegance – Natureza – Cafés com aromas e sabor frutado. Acidez evidente e corpo denso. Aqui, a marca é representada por uma mandala e mais um escudo para remeter a força e a grandeza. A árvore frutífera simboliza o café frutado.

 

Reserve - Dama da Noite – Cafés com aromas florais, doçura evidente acidez málica delicada e corpo cremoso/aveludado. Por conta de todas estas características, a flor Dama da Noite foi escolhida para representar o café floral, em formato de mandala. Por exalar seu perfume somente a noite, a escolha da flor remete a exclusividade e privilégios. As cores reforçam a mensagem de otimismo, leveza e alegria.

Yellow and Red Candy – Favo de Mel – Cafés com atributos de mel e rapadura, sabor de melaço, cana de açúcar e favo de mel. Acidez brilhante e corpo cremoso. Por conta disso, a abelha foi apontada como símbolo deste café e inserida no centro da mandala, realçando assim o sabor doce com que são atribuídos. Além disso, o trabalho árduo e em equipe é uma das características das abelhas, fazendo jus ao trabalho no campo.

Exotic Experience – It’s UP 2 U – Cafés considerados exóticos, fermentados e polêmicos se encaixam neste lable. São complexos e com muita diversidade entre aromas e sabores, podendo ter várias interpretações. Por isso, a nota vai variar de acordo com o gosto de cada cliente. Este café faz um convite ao provador e coloca a responsabilidade na mão dele. Ele decide, esta é a ideia. A marca Exotic foi desenvolvida para ser um café que preza pela diversidade, trazendo um ar exótico, contemporâneo e moderno.

New Generation – Single and Microlots – Cafés com perfis únicos, com qualidade reconhecida por técnicos de alta qualidade. Estes cafés valorizam a história das famílias produtoras, que prezam e praticam a sucessão familiar. Este selo representa este grupo tão seleto e harmonioso, visto o trabalho nas cores azul petróleo que traz empatia e busca de significado pela vida. A mandala simboliza o sol – fonte de energia do café – e a flor do fruto em formato único.

A estrela, presente em todas as logos, remete a excelência da bebida.

 

SOBRE DOUGLAS CAL MARTINS

Profissional do café há 20 anos, atua nas áreas de qualidade e comercialização de cafés especiais, bem como no pós-colheita de pequenas e grandes fazendas no que se refere a melhoria de qualidade. Juiz do CoE/BSCA desde 2010 e Q-Grader, Douglas chegou à Minasul em plena safra para coordenar o departamento de Cafés Especiais e Diferenciados. Hiperativo como só, o momento tem tudo a ver com sua personalidade. Douglas não para. Pode ser encontrado na sua sala, atendendo cooperados ou provando cafés, no setor de classificação. Divide seu tempo entre o trabalho, amigos, o time do coração, Atlético Mineiro ou galo para os mais chegados, e a esposa Daniely, que está à espera do primeiro filho do casal, Vitor.

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