Postado em 27/01/2018 | Compartilhar com


Presidente da Minasul, José Marcos Magalhães e CNC se reúnem com Ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Os representantes da produção apresentaram ao governo sua preocupação com relação ao equilíbrio entre oferta e demanda no mercado.


O presidente da Minasul, José Marcos Magalhães, juntamente com o presidente executivo do CNC, deputado Silas Brasileiro e  Francisco Sérgio de Assis, presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, se reuniram na última quinta-feira, 25/01, com o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki.

Durante a reunião, os representantes da produção apresentaram ao governo a preocupação com relação ao equilíbrio entre a oferta e demanda no mercado de café. A manifestação se deu em função de o CNC ter identificado, recentemente, anseio, por parte de vários agentes públicos dos três níveis da Federação e também de bancos oficiais, em destinar recursos e apoio institucional para estimular o aumento da área plantada com café no Brasil.

Segundo os representantes do setor, é necessário garantir a competitividade no campo, mas é preciso tomar cuidado para não gerar um excedente produtivo. Eles esclareceram que são favoráveis a uma renovação gradual e planejada do parque cafeeiro nacional, mas apresentaram ao ministro o receio quanto às iniciativas identificadas, por não estarem integradas a um planejamento de longo prazo e que seja embasado em metas de produção e programas de incentivo ao consumo, tendo como foco o equilíbrio entre oferta e demanda para evitar o aviltamento dos preços aos produtores.

Os representantes do CNC alertaram, ainda, que preços de café não são bons para a cadeia produtiva, que se desestrutura, e nem para o governo, uma vez que será demandado a alocar os recursos do Tesouro Nacional para a sustentação da renda dos cafeicultores, além de disponibilizar espaços nos armazéns públicos para a estocagem do produto.

 Para evitar tal cenário de depreciação dos valores do café, os representantes sugeriram  planejamento e maior sinergia entre os agentes públicos e a representação da cadeia produtiva antes de  autorizar a liberação de recursos públicos para apoiar a ampliação da área cultivada. 

O ministro informou que adotará medidas a respeito, comunicando o setor em breve.

 

Com informações CNC Café

Foto: CNC Café

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.