Postado em 16/08/2021 | Compartilhar com


Prime Agro, parceira da Minasul, apresenta projeto integração lavoura/pecuária
.


Prime Agro, parceira da Minasul, apresenta projeto integração lavoura/pecuária

 

Com o intuito de levar sustentabilidade praticando uma agricultura moderna e ao mesmo tempo, rentável, a Prime Agro lança o projeto PECC 5.0, embasado em cinco pilares: Solo quimicamente equilibrado; fisicamente estruturado; biologicamente ativado; plenamente integrado (lavoura e pecuária); e altamente rentável.

Com base nesses princípios, a empresa auxilia o produtor rural, por meio da nutrição, a realizar manejos exclusivos de solos e rebanhos, integrando essas duas modalidades de atividade. Desta forma, a produtividade aumenta ao mesmo tempo que ajuda na recuperação da vida e atividade biológicas da terra.

Por este sistema, o produtor rural concilia a pecuária bovina com sementes plantadas, tudo no mesmo solo. A diversificação na produção aumenta a eficiência de recursos naturais, preserva o meio ambiente, proporciona estabilidade na produção, aumentando assim a renda da propriedade.

De acordo com o gerente técnico comercial da Prime Agro, Henrique Brandão Reis, este sistema é a alternativa mais viável para contribuir na recuperação do solo.

“O sistema adotado pela Prime visa ajudar o produtor a melhorar sua propriedade. Usamos uma tecnologia que contempla desde análise foliar e de solo, passando por orientações no mix de cultura a fim de melhorar a terra para as próximas safras”.

E um dos bons exemplos é a propriedade do cooperado Minasul e cliente Prime Agro, Claudio Isamu, em Madre de Deus de Minas – MG. Há cerca de três anos, vem utilizando o sistema oferecido pela empresa de nutrição.

Dos 1.100 hectares, Claudio destinou junto à Prime 26 ha de pasto fixo o ano todo para o projeto. No verão, entre os meses de setembro a abril, ele planta e faz a rotatividade da safra (milho, feijão e soja). No inverno, a partir de maio, o potencial produtivo do tifton 85 (tipo de capim) diminui.

É neste momento que, nas áreas em que são cultivados os cereais, é feito o plantio de um mix de várias famílias de plantas, onde os animais deixam o pasto fixo para irem para outras áreas, no formato piquete rotacionado. Aí começa a integração lavoura/pecuária. Segundo ele, altamente rentável, pois proporciona o uso racional de químicos e fertilizantes.  

“A agricultura se torna mais sustentável, mais equilibrada, fazendo toda a interação do sistema, seja pelas plantas de cobertura, seja pela reciclagem dos nutrientes, além do pasto que beneficia o sistema biológico, físico e químico”, e completa: “Usamos a pecuária de alta lotação, com 15 cabeças por hectare. Este pasto fixo é conduzido com piquetes rotacionados, ou seja, a cada 12hs, o gado muda de lugar, dentro deste espaço.   

O vendedor da Minasul, Rafael Branquinho que atende o cooperado Claudio Isamu reitera. “Com esse projeto lavoura/pecuária, o proprietário acaba tendo o gado como uma terceira safra, uma vez que entra no sistema”.

 

SOBRE A PRIME AGRO

É uma empresa 100% brasileira, de Toledo - PR, no oeste do estado. Tem os olhos voltados para a Nutrição Vegetal e Animal. No DNA da Prime há o compromisso com a inovação tecnológica, em busca de entregar máxima eficiência com soluções eficazes para produtores pecuaristas.

O propósito é ajudar a alimentar o mundo de maneira sustentável e responsável, otimizando recursos e visando o aumento da produtividade. Por isso, trabalham incansavelmente para extrair o máximo potencial do solo, lavouras e criações. Por meio da produção e distribuição, comercializam fertilizantes líquidos especiais e sais minerais com formulações próprias em todas as regiões agrícolas do país e grande parte da América Latina.

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.